1# Ter o teu currículo pronto e atualizado 

O Curriculum Vitae (CV) é vital para a tua candidatura a um emprego. Quer seja a primeira vez que te estás a candidatar ou já o tenhas preparado para quando te candidataste a um estágio, tenta mantê-lo atualizado com a tua experiência anterior de uma forma resumida. E tenta adaptar à vaga que te estás a candidatar, escrevendo informação como o tempo da experiência e as tuas funções, de uma maneira breve, mas atrativa.

2# Realizar um estágio profissional 

Saído do curso, podes ter a oportunidade de estagiar na tua área através de um estágio profissional. Os períodos de duração divergem, podendo ir de 9 a 12 meses e o valor que recebes varia consoante o teu nível de estudos e também do perfil que a empresa procura. Podes utilizar este período para meter em prática tudo o que aprendeste durante os teus anos de ensino e no final do período de estágio, a porta pode estar aberta para continuares na empresa, desta vez com contrato.

 

john schnobrich FlPc9 VocJ4 unsplash

 

3# Aprofundar conhecimentos e competências 

O final de um curso pode significar o início de outro. Podes continuar a tua vida académica e prosseguir para uma das várias opções que o ensino superior te proporciona (pós-graduação, mestrado, doutoramento) ou então optar por outras. Frequentar uma formação profissional ou aprender uma língua estrangeira pode dar-te vantagens quando concorres a uma vaga de trabalho.

4# Fazer um gap year ou voluntariado 

Podes sentir que precisas de descansar um pouco. Explorar um mundo diferente daquele que conheces, viajar, expandir horizontes e entrar em contacto com diferentes realidades. Porque não fazer um gap year ou então experimentar voluntariado com uma causa com que te identifiques? Conheces pessoas diferentes, desenvolves competências sociais e, ao mesmo tempo, enriqueces a tua cultura e experiência.

 

pexels nurseryart 346885

 

5# Preparar uma carta de motivação 

Dependendo do emprego para o qual te candidatas, podem pedir-te uma carta de motivação para entregar. Inicialmente podes questionar-te como se faz, mas não te preocupes. Existem modelos disponíveis na internet que te podem ajudar a ter algumas ideias e também poderás pedir a amigos e conhecidos que já se encontrem na sua vida profissional dicas sobre como fazer uma boa carta de motivação.

6# Criar um portfólio online ou Linkedin 

A digitalização é inevitável. Já quase todas as candidaturas para emprego são feitas online, com o CV em formato .pdf e, dependendo da tua área, com o trabalho guardado em discos externos. Para agregar tudo, podes dar uso a redes sociais como o Linkedin, ou então criar um portfólio online e assim criando uma plataforma onde disponibilizas todo o teu trabalho para que o teu futuro empregador te conheça melhor.

 

shutter speed UY6SV10HQR0 unsplash